ETI na visão de São Paulo e do Rio

Tive a oportunidade de participar do eti, o encontro de TI tanto em São Paulo para o lançamento do livro como no Rio para fazer o workshop de SEO.

Nas duas cidades a organização foi muito boa e a Adriana e o pessoal da Arteccom está de parabéns pelas palestras. Vou tentar fazer um resumão dos eventos. As minhas fotos do evento estão noFlickr. J�á no twitter, as melhores coberturas foram do Blagus em São Paulo e do Cayo aka Yogodoshi no Rio. Também tive a oportunidade de ter um exemplar o livro do Maujor autografado.

Em São Paulo assisti a palestra do Guilherme Chapiewski sobre linguagens e certificações. Ele falou que praticamente certificação é decoreba e que quem faz o profissional é a própria pessoa. Só não concordei muito com a parte de que cursos e livros não valem nada, mas ele mesmo em determinado momento falou que fez cursos que foram bons para ele.

No mesmo horário acontecia a oficina de Ruby on Rails. No Rio ela foi ministrada pelo Sylvestre Mergulh�o e o tema dele foi empreendedorismo. Ele afirmou que há muito mercado para Ruby tanto no Brasil como no exterior, que é possível trabalhar para os gringos e que a estratégia “give, give, give” é excelente para a comunidade e para quem “give” também.

Depois em SP teve o painel de CMS livres com a briga de wordpress, Joomla e Drupal e eu fiz o papel de moderador disto que poderia virar uma “guerra troll” tal como fanáticos Linux brigam evangelistas da Microsoft. Acho que acabei fazendo um bom trabalho pois todos os participantes conseguiram dar seus pontos de vista, atendi as perguntas da plateia e ainda deu para no fim lançar uma provocação e quem ganhou foi o público.

Ao mesmo tem teve a oficina de SEO comigo no Rio. Em São Paulo rolou com o Fábio Ricotta. sobre a minha oficina, é difícil falar. Eu gostei muito.

A oficina foi planejada para 20 pessoas e para uma hora mais ou menos. Na hora tinha mais de 40 e com tanta pergunta durou umas duas horas. Mesmo avisando a todos que a palestra seria gravada, que quem estivesse no fundo não ouviria direito e que seria uma oficina básica, ninguém desistiu. Acho que preciso treinar minha habilidade de convencer as pessoas ou o povo estava bem interessado. A platéia também fez muitas perguntas durante a apresentação o que estendeu a explicação de alguns assunto, mas foi bom por que o importante é matar a dúvida de todos. Se tiver feedback de alguém em algum blog, mesmo ruim 🙂 , eu atualizo este post.

Depois do almoço teve uma palestra de última hora com o super modafoca Bruno Dulcetti que eu não pude assistir, mas escutei muito bem dela. Eu estava na outra sala vendo a palestra de Web Analytics do Gustavo Loureiro. Em menos de uma hora, o Gustavo conseguiu passar conceitos importantes sobre o tema como criação de URL para acompanhamento de campanhas, importância de testes A/B, criação de funil, KPI e vários itens importantes de WA. Ainda fez um jabá do livro. Valeu Gustavo. Esta palestra merecia mais tempo, pois é muito assunto para passar.

A última palestra foi sobre Padrões W3C. Em São Paulo tem o Carlinhos Cecconi fez uma palestra nos padrões do W3C explicando a importância e alguns exemplos de problemas da não padronização. Só achei um pouco lenta a palestra. Já o Guilherme ia para dobradinha do dia falar de Scrum e a oficina bombou também.

Resumão: além do evento ser nota dez, rolou um happy hour de altíssima qualidade com caipirinha de kiwi e de limão, petiscos variados, cerveja para o modafoca e um bate papo muito legal nas duas edições. Só pude ficar pouco tempo, pois depois disso tudo, tenho direiro a um descanço né? Ah, conforme forem surgindo as coberturas, vou atualizando.

Coberturas:

Flickr:

5 Comentários »

  1. Bruno Dulcetti said,

    December 1, 2008 @ 5:10 pm

    Escutou bem da minha oficina? Cambada de mentirosos esses modafocas 😀

    Como eu te disse, ficou a disputa de qual ficava mais cheia a sua ou a do GC. Eu estava na Imprensa Digital, por isso não consegui acompanhar a sua, mas pelo jeito e pelo que disseram, foi sensacional.

    Até cheguei a twittar bastante, mas só no início do evento, depois acabei parando um pouco.

    Mas no mais, foi irado o evento e no aguardo pelo próximo 🙂

    Aquele abraço meu nobre e parabéns pelo livro, que ainda vou adquirir e vou querer sua dedicatória 😀

  2. Bruno Dulcetti said,

    December 1, 2008 @ 5:17 pm

    e duvido corrigir o link pro meu blog 😀 coloca o http:// e depois o /blog/ 😀

    abraços

  3. Paulo said,

    December 2, 2008 @ 7:49 am

    Realmente o evento foi show.

    Ah! Desafio aceito Dulça!

    Thanks!

  4. Guilherme Chapiewski said,

    December 8, 2008 @ 10:38 pm

    MUITO cuidado!!!

    Eu jamais falaria que livros não valem nada, aliás, o que eu sempre prego é justamente o contrário:

    http://gc.blog.br/2008/01/22/voce-tem-que-ler-os-livros/
    http://gc.blog.br/2008/03/27/10-livros-recomendados-para-desenvolvedores/

    Eu leio pelo menos um ou dois livros por mês e gostaria de ler mais se tivesse tempo. Acho que todos deveriam fazer o mesmo.

    E sobre os cursos, o que eu sempre digo é que eles sozinhos não servem para fazer você desempenhar alguma função nova, servem apenas como “porta de entrada” para aprender um determinado assunto. Depois disso fica por sua conta se aprofundar no assunto.

    [ ]s, gc

  5. LeoCaseiro said,

    December 11, 2008 @ 3:23 pm

    Paulo, reparei que a apresentação está com alguma coisa confusa no slide 16. Encontrei algo como: Se for ASP, mas acredito que estava se referindo a Windows.

    Abs

    Obs: Meu livro está chegando! E te vejo em Janeiro em SP.

RSS feed for comments on this post · TrackBack URI

Comente



Social Media

Curiosidades SEO

Segundo a Jupiter Research, 62% dos usuários clicam na primeira página dos resultados de busca e 90% até a terceira página.

Livro SEO Otimização de Sites

Página Inicial | O que Otimização de Sites? | Autor | Blog do livro | Contato