Twitter para empresas não é seguir todo mundo

O Twitter é uma ferramenta, que apesar de nova, já faz parte da vida de muita gente. Uma mistura de rede social com microbloging que já ultrapassou um bilhão de mensagens e cresce mais a cada dia. Apesar de nascer com o objetivo de informar “O que você está fazendo?”, já serviu para salvar uma pessoa que foi presa no Egito, como ferramenta política para campanha do Obama e para mães enfurecidas tirarem uma campanha de marketing do ar com mensagens no Twitter.

As empresas mais antenadas já começaram a experimentar esta ferramenta. Da lista das 100 primeiras empresas da Fortune, 36 já estão no Twitter.

Como tudo que é novo, surgem as experimentações, o que é normal, mas se deve ter cuidado para não abusar. Antes de entrar no Twitter, pense qual será seu objetivo. Um canal de comunicação com o cliente como o da Comcast, servir de apoio ao RSS como a HSM Global ou como conversação como a TysonFoods e a Camiseteria fazem. A Dell por exemplo usa diversas contas no Twitter para atender vários objetivos como descontos, novidades e troca de idéias.

O Twitter, tal como um blog, é uma ferramenta de conversação. Relacionamento. Por isto é fundamental saber ouvir. Se vai participar dele é preciso entender sua linguagem e seus memes como #CORRÃO, #Comofas ou #prontofalei. O meme #motrinmoms foi capaz de baleiar a Johnson & Johnson’s. Também evite perfis falsos, pois a comunidade é esperta. Excessões apenas para casos como o caricato Vitor Fasano que é garantia de uma grande diversão.

Com relação a divulgar o seu Twitter, não cometa o erro de seguir todo mundo. Existem até programas que seguem automáticamente usuários. Procure seguir apenas quem é realmente é ligado ao seu assunto, evitando o “ataque de seguidores” que algumas agências praticam. Ao invés de passar uma imagem “cool” para seus seguidores, você pode virar um grande spammer. Criei uma conta para divulgar o @livroseo e antes mesmo do lançamento do livro já haviam mais de 60 usuários heavy users seguindo. Sem precisar seguir ninguém.

Mesmo que você decida que não vale a pena que sua empresa crie um conta no twitter, você pode acompanhar o que falam da sua empresa ou produto. Um exemplo seria acompanhar o que é escrito sobre a #Velox para poder ver oportunidades e aprender com erros. Você pode acompanhar também termos relacionados a sua área. Você pode até nem gostar do Twitter, mas não pode ignorar a força dos 140 caracteres. Por este prisma, este artigo ficou longo né?

Ah, se você não sabe, o meu é @webpaulo. Sigam-me os bons. :)

Comentários (3)

Criança comportada ganha presente

Em 2008 me comportei muito bem e Papai Noel já me deu vários presentes durante o ano. Conheci mais gente interessante, fiz mais amigos ainda, ganhei mais sorteios, o livro SEO nasceu e os todas as metas que coloquei para mim, eu consegui cumprir. Criança comportada e que corre atrás de seus objetivos e sonhos, ganha presente de fim de ano. 🙂

O ano de 2009 já tem várias surpresas agendadas e pelo visto será ainda mais corrido. Gostaria de agradecer a todos pela atenção e carinho e desejar votos de paz e saúde meus e de minha família.

Ah, e se comportem que Papai Noel vai procurar no Google para ver se você se comportou. Boa festas!

Comentários (6)

Twitter e blogosfera promovendo livro

Como muito de vocês sabem, o livro SEO foi lançado apenas pela internet e a venda dele também é apenas pelo site por enquanto. Esta maneira nova de fazer um lançamento de livro depende totalmente da internet. Para isto os blogs e o Twitter são fundamentais para a promoção.

No Twitter, por exemplo, temos um perfil http://twitter.com/livroseo e já contamos com mais de 50 pessoas seguindo. Ele serve para as pessoas acompanharem o blog do livro, novidades e avisos interessantes.

Quanto aos blogs, não há como forçar a divulgação. Se alguém vai escrever sobre o livro será puramente pela vontade dela e do boca-a-boca. Depende inicialmente da força dos grandes amigos. :)

Vejam alguns blogs que já comentaram sobre o livro. O mestre Horácio falou do lançamento. O grande Bruno Alves também escreveu sobre o lançamento. Gustavo Loureiro escreveu sobre o livro e já tinha falado dele no ETI. Luiz Parreira falou sobre o lançamento e o Leonardo também. O Yogodoshi também! O blog de web analytics também divulgou o livro.

Além dos blogs, vários sites também colaboram com a divulgação. O Bluebus também noticiou o lançamento, o site do encontro de TI que serviu de lançamento para o livro e também a nota do Mundo do Marketing.

Comentários (2)

Tudo o que você queria saber sobre o Google

Tudo o que você queria saber sobre o Google em uma apresentação muito interessante. São assunto como a crise e o Google, o investimento em mobile e satélites, competição com a Microsoft e o Facebook e PageRank.

Esta em inglês e vale muito a pena ler ele todo:

Comentários (2)

Palavras-chave mais procuradas em 2008

Como todo ano acontece, os sites de busca começam a liberar suas relações de palavras-chave mais procuradas do ano. O Google geral sempre demora um pouco, mas iremos atualizar a lista assim que saírem os que estão faltando. Aproveitando, pessoal do Google e Yahoo! Brasil, façam suas listas em para divulgarmos.

Termos que mais cresceram no Google em 2008

  1. obama
  2. facebook
  3. att
  4. iphone
  5. youtube
  6. fox news
  7. palin
  8. Beijing 2008
  9. david cook
  10. surf the channel

Produtos mais procurados no Google

  1. nintendo wii
  2. wii fit
  3. ipod touch
  4. xbox 360
  5. nintendo ds
  6. ipod nano
  7. uggs
  8. nikon d90
  9. zune
  10. digital picture frame

Yahoo!

  1. Britney Spears
  2. WWE
  3. Barack Obama
  4. Miley Cyrus
  5. RuneScape
  6. Jessica Alba
  7. Naruto
  8. Lindsay Lohan
  9. Angelina Jolie
  10. American Idol

Google

  1. sarah palin
  2. beijing 2008
  3. facebook login
  4. tuenti
  5. heath ledger
  6. obama
  7. nasza klasa
  8. wer kennt wen
  9. euro 2008
  10. jonas brothers

Live (em breve)

Comentários (2)

ETI na visão de São Paulo e do Rio

Tive a oportunidade de participar do eti, o encontro de TI tanto em São Paulo para o lançamento do livro como no Rio para fazer o workshop de SEO.

Nas duas cidades a organização foi muito boa e a Adriana e o pessoal da Arteccom está de parabéns pelas palestras. Vou tentar fazer um resumão dos eventos. As minhas fotos do evento estão noFlickr. J�á no twitter, as melhores coberturas foram do Blagus em São Paulo e do Cayo aka Yogodoshi no Rio. Também tive a oportunidade de ter um exemplar o livro do Maujor autografado.

Em São Paulo assisti a palestra do Guilherme Chapiewski sobre linguagens e certificações. Ele falou que praticamente certificação é decoreba e que quem faz o profissional é a própria pessoa. Só não concordei muito com a parte de que cursos e livros não valem nada, mas ele mesmo em determinado momento falou que fez cursos que foram bons para ele.

No mesmo horário acontecia a oficina de Ruby on Rails. No Rio ela foi ministrada pelo Sylvestre Mergulh�o e o tema dele foi empreendedorismo. Ele afirmou que há muito mercado para Ruby tanto no Brasil como no exterior, que é possível trabalhar para os gringos e que a estratégia “give, give, give” é excelente para a comunidade e para quem “give” também.

Depois em SP teve o painel de CMS livres com a briga de wordpress, Joomla e Drupal e eu fiz o papel de moderador disto que poderia virar uma “guerra troll” tal como fanáticos Linux brigam evangelistas da Microsoft. Acho que acabei fazendo um bom trabalho pois todos os participantes conseguiram dar seus pontos de vista, atendi as perguntas da plateia e ainda deu para no fim lançar uma provocação e quem ganhou foi o público.

Ao mesmo tem teve a oficina de SEO comigo no Rio. Em São Paulo rolou com o Fábio Ricotta. sobre a minha oficina, é difícil falar. Eu gostei muito.

A oficina foi planejada para 20 pessoas e para uma hora mais ou menos. Na hora tinha mais de 40 e com tanta pergunta durou umas duas horas. Mesmo avisando a todos que a palestra seria gravada, que quem estivesse no fundo não ouviria direito e que seria uma oficina básica, ninguém desistiu. Acho que preciso treinar minha habilidade de convencer as pessoas ou o povo estava bem interessado. A platéia também fez muitas perguntas durante a apresentação o que estendeu a explicação de alguns assunto, mas foi bom por que o importante é matar a dúvida de todos. Se tiver feedback de alguém em algum blog, mesmo ruim 🙂 , eu atualizo este post.

Depois do almoço teve uma palestra de última hora com o super modafoca Bruno Dulcetti que eu não pude assistir, mas escutei muito bem dela. Eu estava na outra sala vendo a palestra de Web Analytics do Gustavo Loureiro. Em menos de uma hora, o Gustavo conseguiu passar conceitos importantes sobre o tema como criação de URL para acompanhamento de campanhas, importância de testes A/B, criação de funil, KPI e vários itens importantes de WA. Ainda fez um jabá do livro. Valeu Gustavo. Esta palestra merecia mais tempo, pois é muito assunto para passar.

A última palestra foi sobre Padrões W3C. Em São Paulo tem o Carlinhos Cecconi fez uma palestra nos padrões do W3C explicando a importância e alguns exemplos de problemas da não padronização. Só achei um pouco lenta a palestra. Já o Guilherme ia para dobradinha do dia falar de Scrum e a oficina bombou também.

Resumão: além do evento ser nota dez, rolou um happy hour de altíssima qualidade com caipirinha de kiwi e de limão, petiscos variados, cerveja para o modafoca e um bate papo muito legal nas duas edições. Só pude ficar pouco tempo, pois depois disso tudo, tenho direiro a um descanço né? Ah, conforme forem surgindo as coberturas, vou atualizando.

Coberturas:

Flickr:

Comentários (5)

Obrigado meus amigos

O lançamento do livro SEO no Rio aconteceu sobre forte chuva e um trânsito pesado, mas mesmo assim muita gente compareceu. Eu mesmo fiquei impressionado! É muito bom compartilhar um momento especial com grandes amigos.

Resolvi inovar e fazer uma rápida apresentação antes do lançamento, pois tinham pessoas leigas no assunto e para os expert foi uma forma de explicar o caminho até chegar a concretização do livro.

Gostaria de agradecer a todos. Obrigado Gilvan, Débora, Marcia, Nino, Horácio, Mario, Lula, Bechara, Simone, Leonardo, Daniel, Alexandre, Cris, Andrezza, Flávia, Bernardo, Carlos, André, Sérgio, Paulo (xará) Henrique, Bia, Flávio, Juraci, Nino, João, Raphael, (ufa) e a todos mundo que compareceu ao evento.

Agora é rumo ao lançamento em São Paulo, mas antes confira as fotos e apresentação feita para o evento.

Flickr com fotos do lançamento do livro no Rio

Comentários (1)

Amo muito cheiro de livro novo

Chegou o livro! Amanhã é� o dia do lançamento e por coincidência fui ao Mc Donald’s levar as crianças e o papel da bandeja tem escrito: amo muito cheiro de livro novo. O que tenho mais sentido cheiro ultimamente é de livro novo e amanhã pelo visto vocês também. Falta agora apenas um dia para o lançamento. Até amanhã pessoal! Afinal, este é provavelmente o último post que tem a categoria pré-lançamento.

Comente

Lançamento do livro em São Paulo

O lançamento em São Paulo acontecerá durante o Encontro de Tecnologia na AMCHAM. Estaremos presentes nas edições de São Paulo e do Rio de Janeiro.

O Maujor também estar� lançando o seu livro Jquery no evento. Este evento promete!

Comentários (1)

Lançamento do livro

Você é nosso convidado especial para a noite de lançamento do livro SEO Otimização de Sites será no dia 25 de novembro na FACHA e não é necessário se inscrever. Basta aparecer para dar um alô.

Update:�o livro já está disponível para compra pelo site no link comprar livro.

Livro SEO Otimização de Sites
Preço:
R$ 49,00
Data: terça-feira, 25 de novembro
Horário:
19h
Local: Rua da Matriz, 49
FACHA – Botafogo
Rio de Janeiro

Mapa e como chegar:

Localiza��o da FACHA

Localiza��o da FACHA

Comentários (18)

próxima página



Social Media

Curiosidades SEO

Segundo a Jupiter Research, 62% dos usuários clicam na primeira página dos resultados de busca e 90% até a terceira página.

Livro SEO Otimização de Sites

Página Inicial | O que Otimização de Sites? | Autor | Blog do livro | Contato